PRONATEC DF – Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

As vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Distrito Federal (DF) são na maioria para Cursos de Qualificação Profissional, destinado as pessoas de baixa renda tem o objetivo aumentar a empregabilidade através da oferta de cursos profissionalizantes.

Além dos Cursos de Qualificação Profissional o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também possui parceria com Instituições Federais, Instituições Particulares e Sistema “S” (SESC, SESI, SENAI e SENAC) com o objetivo de ofertar cursos profissionalizantes Subsequenciais, Formação Inicial Continuada (FIC) e MEDIOTEC.

Os Cursos Subsequenciais são destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio e desejam continuar os estudos na educação profissionalizante, desta maneira é possível fazer somente as matérias do Curso Técnico Profissionalizante tem duração de um ano e meio mais ou menos.

PRONATEC DF

Cursos de Qualificação Profissional PRONATEC DF

Os Cursos de Qualificação Profissional tem carga horária menor do que os Cursos Técnicos Subsequenciais, os Cursos de Qualificação Profissional podem ter duração de 3 (três) a 6 (seis) meses, para ingressar nos Cursos de Qualificação Profissional do PRONATEC é necessário fazer inscrição no site do SISTEC.

As instituições parceiras são responsáveis pela oferta de Cursos Técnicos Profissionalizantes, as instituições parceiras podem ser escolas técnicas, instituições particulares de ensino profissionalizante, instituições de educação a distância, agências de empregos e outras.

No ano de 2015 (dois mil e quinze) foi criado o PRONATEC Voluntário, o programa tem o objetivo de aumentar a oferta de cursos profissionalizantes no Brasil, desta maneira muitas instituições voluntárias se cadastraram para oferecer cursos profissionalizantes de qualificação profissional destinada aos trabalhadores e desempregados sem ocupação que necessitam de aprimoramento profissional.

Para se inscrever em um dos Cursos de Qualificação Profissional do PRONATEC DF é necessário comparecer a uma Unidade do SINE munido de documentos pessoais e Carteira de Trabalho.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC)

Desde a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) existe os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) que oferecem oportunidades de conclusão do ensino médio ou fundamental para os candidatos que não concluíram esta etapa na educação básica na idade certa.

Ao se cadastrar no SISTEC o candidato deve optar por um Tipo de Curso: Técnico ou Formação Inicial Continuada (FIC). Após o preenchimento de todas as informações o Sistema SISTEC direciona o candidato para uma instituição que oferece Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) junto com o curso de formação profissional.

Para ingressar em alguns dos cursos de Qualificação Profissional  não é necessário escolaridade, todavia o Ensino Médio é um requisito para preenchimento da maioria das vagas do mercado de trabalho. O ingresso no Curso de Formação Inicial Continuada é uma opção para o candidato que não teve oportunidade de concluir as etapas da educação básica na idade certa.

Inscrições PRONATEC DF

Poderão se inscrever para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) DF, candidatos com Ensino Médio Completo ou que não tenha concluído etapas da educação básica na idade certa, os candidatos que não concluíram o Ensino Fundamental na idade certa poderão participar de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) .

Os candidatos que possuem Ensino Médio Completo  ou Incompleto poderão optar pelo Tipo de Curso Técnico que pode ser realizado subsequencialmente a formação de nível médio ou em horários alternados, também existe a possibilidade de ingresso no primeiro ano do Ensino Médio em Escolas Técnicas, desta maneira é possível realizar o curso profissionalizante na mesma instituição onde se conclui o Ensino Médio.

Passo a Passo, Faça Sua Inscrição!

Os candidatos que já possuem cadastro no SISU através de inscrição do ENEM deverão atualizar dados através do SISTEC, após atualização dos dados concorrerem a bolsas de estudos do Ensino Técnico Profissionalizante. Veja, como pesquisar vagas e fazer inscrição no PRONATEC:

  1. Digite no navegador o site www.sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.
  2. Escolha o Tipo de Curso que deseja fazer: Técnico ou Formação Inicial Continuada.
  3. Escolha a Modalidade Educação à Distância (EAD) ou Ensino Presencial.
  4. Escolha Sua Escolaridade para o SISTEC melhor informar sobre Cursos Profissionalizantes e outros.
  5. Opte por uma Unidade de Ensino.
  6. Agora escolha um curso.

Leave a Reply