MEDIOTEC | Tudo sobre o programa

O Governo Federal anunciou nesta semana as novas diretrizes da Educação Técnica Profissionalizante no Brasil com incentivo ao Ensino Profissionalizante e Cursos Subsequenciais (SISU e SISUTEC), Concomitantes (FIC e MEDIOTEC) e de Qualificação (SINE e PRONATEC Voluntário) a proposta é parecida com a proposta de Getulio Vargas  de incentivo ao ensino profissionalizante no Brasil, sobre uma necessidade que é a de emprego e trabalho com especial atenção as classes menos favorecidas.

No entanto ainda não se sabe muito sobre como vai funcionar o MEDIOTEC, a proposta que já vem sendo conversada a algum tempo inclui uma série de ações para prover a Educação Profissionalizante através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC) e Bolsa Formação.

A maioria das escolas estaduais que oferecem cursos de Formação Concomitante do Estado de São Paulo aplicam provas de admissão que devem ser realizadas após término do último ano da Educação Básica de Nível Fundamental, segundo as informações do site do MEC o MEDIOTEC tem como incentivar o ingresso em cursos de formação técnica profissionalizante sem a necessidade de realização da prova.

Inscrições MEDIOTEC

Ainda não abriram inscrições para o MEDIOTEC, as informações é que o programa deve funcionar em parceria com as instituições de ensino médio onde os alunos estão matriculados, e instituições técnicas profissionalizantes que oferecem Bolsas de Estudos aos estudantes, será necessário uma Carta de Encaminhamento para matrícula no ensino profissionalizante.

Atualmente algumas instituições oferecem gratuitamente cursos profissionalizantes as Escolas Técnicas Estaduais e Escolas Técnicas Federais oferecem a formação concomitante para alunos que ingressaram a partir do primeiro ano do Ensino Médio após a realização do processo seletivo de prova, realizado todos os anos.

Para acessar o Edital do Mediotec, basta acessar AQUI e conferir as vagas quando disponíveis.

Assistência Estudantil MEDIOTEC

A Assistência Estudantil é parte do projeto que entrará em vigor a partir do próximo ano, prevê pagamento de bolsa auxílio, alimentação e auxílio ao transporte escolar, já que o programa objetiva que os alunos das escolas públicas de nível médio tenham uma formação técnica em curso realizado em escola técnica.

As escolas poderão oferecer lanche para os alunos durante intervalo, antes ou posteriormente as aulas, neste caso a Assistência Estudantil é dada a escola. Quando a Assistência Estudantil é dada ao aluno será necessário verificação de renda familiar, comprovação de ingresso no curso e outras que possam ser necessária.

A Bolsa Auxílio é paga atualmente aos alunos que ingressam em Curso Técnico de Formação Militar, nestes casos os candidatos recebem um valor para estudar, o ingresso no curso atualmente é realizado através de processo seletivo. O Curso de Formação Técnica Militar é ministrado na modalidade concomitante ao Ensino Médio.

Cursos MEDIOTEC

O MEDIOTEC terá uma abordagem especial sobre a perspectiva de integração dos alunos da Rede Pública de Ensino e Cursos Técnicos Profissionalizantes.Desta maneira os alunos matriculados na Rede Pública de Ensino Médio poderão fazer o Curso Profissionalizante em horário alternado a Formação de Básica de Nível Médio.  Veja, as instituições que poderão oferecer Cursos Profissionalizantes através do MEDIOTEC:

  • Instituições Públicas e Privadas Técnicas de Nível Médio;
  • Universidades e Fundações Públicas;
  • Secretaria e Órgãos Gestores da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Distrito Federal e Municípios;
  • Instituições Federais;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem.

Levantamento da Demanda

Para oferta de cursos serão considerados as necessidades de qualificação para o mundo do trabalho e renda, sobre uma perspectiva de projeção do crescimento econômico e social do país, as instituições ofertantes de vagas para o MEDIOTEC estão listadas em Mapa de Demanda, as propostas ofertadas deverão ser validadas e homologadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MEC).

A seleção dos alunos para ingresso em curso do MEDITEC deverá ser realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação, priorizando o atendimento de alunos das famílias carentes e que fazem parte de programa de Assistência Socia.

Certificados MEDIOTEC

Os Cursos do MEDIOTEC serão oferecidos concomitantes ao Ensino Médio, isso é possível nas instituições de Ensino Técnico Profissionalizante,  devido a formação de turmas em turnos alternados e também formação de turmas para Cursos Subsequenciais do PRONATEC.

Desta maneira, para ingressar em um curso profissionalizante do MEDIOTEC é necessário a conclusão do primeiro ano ou série do Ensino Médio que pode ser realizado em escola pública ou particular ( alunos com bolsa de estudos), serão dois os certificados no final do curso de Ensino Médio, o da escola onde concluirá a Etapa de Educação Básica e também o da instituição de ensino responsável pelo Curso Profissionalizante.

Cursos MEDIOTEC Bolsa Formação

Os cursos oferecidos através do Programa Bolsa Formação/PRONATEC poderão ser de Formação Inicial Continuada (FIC) , Técnico de Nível Médio ou Qualificação Profissional, os recursos oferecidos para instituições ofertantes de cursos profissionalizantes abrangem despesas para custeio da vaga.

As despesas do Bolsa Formação podem incluir custeios como lanche, refeição, transporte escolar para instituição que oferece transporte aos alunos de cursos profissionalizantes, materiais escolares ou ferramentas necessárias para realização do curso e outras, nestes casos o valor ou recursos deve ser oferecido para instituição ofertante do curso profissionalizante.

Leave a Reply