SISUTEC | Guia Completo

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissionalizante (SISTEC) foi criado com o objetivo de ampliar o número de vagas em Escolas Técnicas e de Ensino Profissionalizante, bem como oferecer opção de Curso Profissionalizante Subsequencial aos candidatos do PROUNI.

Desta maneira no ano de 2011 (dois mil e onze) o já existente Sistema de Seleção Unificada (SISUTEC) que reunia Universidades Públicas e Particulares oferecendo Vagas e Bolsas de Estudos para Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharel e Graduação desenvolveu uma plataforma capaz de reunir vagas e bolsas de estudos do Ensino Técnico Profissionalizante.

Além dos Cursos Subsequenciais a plataforma também oferece Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) para candidatos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa, os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) poderão ser realizados concomitantemente ao Conteúdo do Ensino Médio ou Fundamental de Jovens e Adultos (EJA).

Quais são as Modalidades de Ensino que devo escolher ao me inscrever?

Após optar pelo tipo de curso que deseja fazer Técnico ou Formação Inicial Continuada (FIC), o candidato deve optar pela modalidade em que o curso será realizado, as modalidades de cursos pode ser:

  • Educação a Distância (EAD);
  • Presencial.

Os Cursos da Modalidade Educação a Distância (EAD) podem ou não oferecer polos para esclarecimento de dúvidas, após solicitar a bolsa de estudos é necessário aguardar o resultado do processo seletivo e matrícula, os candidatos aprovados receberão no e-mail cadastrado login e senha para acesso ao curso que pode ser iniciado assim que a senha estiver na plataforma.

Dúvidas Frequentes do SISUTEC

Por que é importante a escolaridade na busca de um curso no SISTEC?

A escolaridade é importante para que o perfil do candidato se encaixe corretamente nas vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISTEC), bem como o Tipo de Curso escolhido, desta maneira os candidatos que possuírem apenas o Ensino Fundamental ou Médio Incompleto devem optar pelo tipo de curso Formação Inicial Continuada (FIC).

Os candidatos que optarem pela Formação Técnica ainda devem responder a questão escolaridade Ensino Médio Completo ou Ensino Médio Incompleto, neste caso aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio podem fazer o curso juntamente com candidatos da Formação Subsequencial, porém é necessário que estejam regularmente matriculados no Ensino Médio de escola pública ou bolsistas de escolas particulares.

Por que o MEDIOTEC é oferecido junto com o PRONATEC? 

O MEDIOTEC é um Programa do Governo Federal que tem o objetivo de incentivar e ampliar a oferta de vagas na Educação Profissionalizante, desta maneira é possível fazer o Ensino Profissionalizante na mesma instituição onde se conclui o Ensino Médio ou fazer apenas o conteúdo profissionalizante em horário alternado a Educação Básica de Nível Médio.

Para participar do MEDIOTEC é necessário que os candidatos façam inscrição no Sistema de Seleção Unificada de Ensino Profissionalizante (SISTEC) acessando a página oficial AQUI, as bolsas oferecidas através do MEDIOTEC são para cursos que não precisam de processo seletivo em instituições particulares ou públicas.

Qual a Unidade de Ensino oferece mais vagas?

Acredita-se que as instituições “S” SENAI e SENAC oferecerão muitas vagas no site, atualmente o site conta com um grande número de vagas na Modalidade de Educação à Distância (EAD), porém é necessário que o candidato preencha corretamente todas as informações para que o sistema faça uma busca de acordo com o perfil do candidato.

Após o preenchimento do Tipo de Curso (FIC ou Técnico) o candidato também deverá informar qual o Grau de Escolaridade e Modalidade de Ensino ( Presencial ou EAD) , ao clicar em instituição aparecerá as instituições com curso que melhor se enquadram no perfil.

Posso concorrer a bolsas de estudos do SISU e SISUTEC ao mesmo tempo?

Os candidatos que já possuem inscrição no Sistema Unificado de Seleção (SISU) não precisam preencher novamente todos os dados, também é possível logar no SISUTEC através da Plataforma SISU, já que o SISU comporta a plataforma independente SISUTEC, os candidatos que optarem pela Formação Subsequencial dos Cursos Técnicos Profissionalizantes poderão se candidatar as bolsas de estudos através da Plataforma SISU.

Não é permitida a inscrição em dois cursos de graduação e curso técnico para concorrer a bolsa em cursos subsequenciais, também não é permitida inscrição em dois cursos técnicos do SISUTEC.

Os candidatos que optarem pela Formação Inicial Continuada (FIC) poderão concorrer as bolsas de estudos em Curso Profissionalizante e Cursos Supletivo ou de Formação de Jovens e Adultos (EJA), somente para Formação Inicial Continuada (FIC) é permitida duas inscrições.

Leave a Reply