PRONATEC SENAI – Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho (PRONATEC) oferece vagas em Cursos Subsequenciais, Cursos Livres Profissionalizantes e Cursos Técnicos de Formação Concomitante.

PRONATEC SENAI

PRONATEC SENAI (Foto: Divulgação)

PRONATEC SENAI

Para se inscrever e concorrer a uma das vagas dos Cursos Profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é necessário estar cadastrado na plataforma do Ministério da Educação (MEC) e página de inscrição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

As inscrições devem ser realizadas através do SISTEC, para se inscrever não é necessário ter completado o Ensino Médio, os candidatos interessados em realizar Curso de Formação Concomitante ou Cursos Livres também podem se inscrever, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é possível concluir o Ensino Médio e Ensino Profissionalizante através de Formação Concomitante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Quem pode fazer curso de formação concomitante? 

Para ingressar em curso de Formação Concomitante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é necessário apenas a conclusão do Ensino Fundamental, os Cursos de Formação Concomitante são oferecidos junto com a formação profissionalizante pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Os Cursos de Formação Concomitante são destinados ao candidatos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação de Nível Básico na idade certa, desta maneira o currículo dos cursos de formação concomitante contempla matéria da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A).

São oferecidas bolsas de estudos para Cursos de Formação Concomitante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), as inscrições para os cursos gratuitos devem ser feitas no site www.sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

Para fazer uma consulta de vagas no site você pode acessar a página meu-cadastro e escolher o Tipo de Curso,  modalidade de ensino ( presencial ou a distância), município e escolaridade (Ensino Médio Incompleto, Ensino Fundamental Incompleto ou Ensino Fundamental Completo) em seguida escolha a Unidade de Ensino Instituição SENAI e o Curso Profissionalizante, clique no Botão Pesquisar para saber se estão disponíveis vagas para o curso que deseja fazer.

Como faço para me inscrever em Cursos de Formação Subsequencial Gratuitos?

Na Modalidade de Curso Subsequencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAI) são oferecidas vagas em cursos tradicionalmente realizados junto com o Ensino Médio Profissionalizante das Escolas do SENAI. Os  Cursos Subsequenciais são opções para quem já terminou o Ensino Médio e deseja ingressar na Formação Técnica Profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Para concorrer a uma das Bolsas de Estudos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é necessário ter realizado o Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio (ENEM), a Prova ENEM é o único exame que substitui a prova de admissão obrigatória para ingresso nas instituição de Ensino Técnico Profissionalizante, para ingressar em cursos técnicos profissionalizantes é necessário inscrição no SISUTEC e Nota da Prova ENEM.

Posso fazer inscrição para Bolsas de Estudos e Cursos Livres?

É possível fazer inscrição para qualquer modalidade de curso profissionalizante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante (PRONATEC), durante o cadastramento no Site do SISUTEC os candidatos podem fazer consulta dos cursos oferecidos das diversas instituições de ensino técnico do país.

Os cursos livres podem ser na Modalidade de Educação a Distância e Modalidade Presencial, não é necessário conclusão do Ensino Médio para fazer matrículas em Cursos Livres do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC), as bolsas de estudos para cursos livres , subsequenciais e de formação concomitante podem ser oferecidos em instituições “S” SENAI e SENAC, Escolas Técnicas Particulares, Escolas e Universidades Federais, Escolas Militares e outras.

Leave a Reply