PRONATEC SENAC – Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

Para quem sonha em ingressar em um Curso Profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), uma grande oportunidade pode ser a inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), através de inscrição no site SISUTEC é possível concorrer a vagas de diversas instituições de ensino profissionalizante, incluindo instituições “S” SENAI e SENAC.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - PRONATEC SENAC - Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

Pronatec SENAC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante (PRONATEC) é um Programa do Governo Federal do Brasil criado com objetivo de oferecer bolsas de estudos em Cursos Técnicos Profissionalizantes na Modalidade Educação a Distância (EAD) e Ensino Presencial.

Através de inscrição no SISUTEC, os candidatos concorrem a Bolsas de Estudos  oferecidas por Instituições Particulares de Ensino Profissionalizante, Escolas Federais e Instituições “S” SENAI e SENAC,  os candidatos que fizeram inscrição no SISUTEC poderão concorrer as bolsas de estudos oferecidas pelo SENAC através da Prova ENEM desde que estejam disponíveis.

Posso fazer inscrição para Bolsas de Estudos do Programa Nacional de Acesso  ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no site do SENAC? 

Não é possível concorrer as bolsas de estudos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) através de inscrição no site da instituição, para utilizar a nota do ENEM e ingressar em curso subsequencial do SENAC através do PRONATEC os candidatos devem fazer a inscrição no site do SISUTEC, veja o passo a passo:

  1. Digite o endereço do site onde é possível realizar consulta de vagas e faze inscrição, além de alterar dados através de número do CPF: www.sistec.mec.br/meu-cadastro.
  2. Escolha o tipo de curso que deseja fazer, cidade, estado, informe a escolaridade, escolha uma das instituições disponíveis e curso em seguida clique no Botão Pesquisar.
  3. Se houver Bolsas de Estudos no curso escolhido aparecerá um link com o nome do curso, basta logar com os seus dados no sistema SISUTEC e se candidatar a Bolsa de Estudo.
  4. O resultado do processo seletivo para ingresso e matrícula é divulgado na página do SISUTEC.

Os Cursos do Programa SENAC Gratuidade (PSG) são os mesmos oferecidos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ?

As bolsas de estudos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferecidas pelas instituições “S” são aquelas divulgadas no Site Sisutec, podem ter origem excedente do Programa SENAC Gratuidade (PSG) , porém para concorrer as Bolsas de Estudos do PRONATEC é necessário nova inscrição.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) não divulga as bolsas de estudos que estarão disponíveis no site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), por isso para ter acesso as bolsas de estudo é necessário que o candidato faça cadastro no site www.sistec.mec.gov.br.

Posso concorrer as bolsas de estudos de outras instituições através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)?

Os candidatos que não encontrarem bolsas de estudos no curso escolhido nas instituições “S” SENAI e SENAC através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) poderão concorrer a bolsas de outras instituições desde que atendam os requisitos para realização da matrícula.

Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante e Emprego (PRONATEC) os candidatos poderão fazer inscrição em diversas instituições Escolas Militares, Escolas Técnicas Federais, Escolas Particulares de Ensino Profissionalizante e Instituições “S” SENAI e SENAC.

Posso fazer inscrição no Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ( PRONATEC) ao mesmo tempo? 

Não é permitido realizar inscrições no Pograma Universidade Para Todos (PROUNI) ao mesmo tempo que se faz inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante e Emprego (PRONATEC).

Para fazer a inscrição em Cursos Subsequenciais os candidatos que fizeram a Prova ENEM poderão escolher através da integração dos dois programas (PROUNI e PRONATEC) e do sistema SISUTEC se desejam fazer mais um ano e meio ou dois de Cursos Técnico na Formação Subsequencial Profissionalizante ou se ingressam na faculdade, desta maneira não é possível a realização de duas inscrições diferentes, mesmo que se utilize acessos diferentes para cada um dos programas sisutec funciona de maneira integrada.

Leave a Reply