PRONATEC RJ – Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado no ano de 2011 (dois mil e onze) , é um Programa do Governo Federal com o objetivo de oferecer vagas dos cursos profissionalizantes de Instituições Particulares, Federais e Instituições “S” (SENAI e SENAC).

A modalidade de Cursos Técnicos Subsequenciais é a mais famosa e responsável pela integração do Sistema de Seleção Unificado (SISU) ao Sistema de Seleção do Ensino Profissionalizante e Tecnológico (SISTEC) com o objetive de oferecer curso subsequencial de formação técnica profissionalizante e utilização da Nota do ENEM para ingresso nas instituições de ensino técnico brasileira.

PRONATEC RJ

Para quem já fez o ENEM é possível fazer login no Sistema de Seleção Unificado de Ensino Profissionalizante (SISTEC) através de cadastramento no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e escolher uma das opções de cursos subsequenciais oferecidas. Não é possível concorrer as vagas de bolsas de estudos em cursos de graduação ao mesmo tempo que concorre as vagas em cursos técnicos profissionalizantes, os candidatos cadastrados no sistema deverão optar por escolha de bolsa em curso de graduação ou ensino profissionalizantes através dos cursos subsequenciais.

Cursos PRONATEC RJ

Os Cursos Profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) são oferecidos em três diferentes modalidades Formação Inicial Continuada (FIC), Qualificação Profissional e Cursos Subsequenciais. Veja, cada uma destas modalidades:

  • Formação Inicial Continuada (FIC): Os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) são destinados aos candidatos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio na idade certa, desta maneira o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferece cursos profissionalizantes concomitantes a formação EJA ( Educação de Jovens e Adultos) ou Formação de Ensino Fundamental e Médio de diferentes instituições de ensino.
  • Cursos de Qualificação Profissional: Os Cursos de Qualificação Profissional são cursos com menor duração destinado a qualquer pessoa que deseja iniciar curso de formação profissional para enriquecimento do currículo ou mesmo para aprimoramento profissional, tem objetivo de ampliar a oferta de trabalho e emprego.
  • Cursos Técnicos Profissionalizantes: Os Cursos Técnicos Profissionalizantes são destinados aos alunos que já concluíram o Ensino Médio (EM), em escolas públicas ou que foram bolsistas, para concorrer as bolsas em Cursos Técnicos os candidatos poderão utilizar a nota do Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio (ENEM), para concorrer as bolsas de estudos é necessário cadastramento no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissionalizante (SISTEC).
  • Cursos MEDIOTEC e Ensino Técnico: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ainda conta com bolsas de estudos do MEDIOTEC, outro programa federal que tem o objetivo de oferecer vagas em cursos técnicos realizados no modelo tradicional junto ao ensino médio, desta maneira podem concorrer a uma bolsa de estudos em Curso Técnico Profissionalizante alunos que estão no segundo ano do Ensino Médio (EM) de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares. O MEDIOTEC também  oferece vagas para alunos que vão ingressar no primeiro ano do Ensino Médio e optem pela formação concomitante a educação profissionalizante, nesta modalidade o candidato realiza na mesma escola tanto a formação técnica profissionalizante quanto os conteúdos da educação básica de nível médio.

Inscrições Pronatec RJ

Os candidatos interessados em participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), deverão fazer a inscrição no site www.sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, e fazer pesquisa de vagas disponíveis.

  1. O cadastramento na página do PRONATEC tem início pela pesquisa de vaga, informe o Tipo de Curso, os Tipos de Cursos podem ser Técnicos (Subsequencial, Concomitante e MEDIOTEC), Cursos de Formação Inicial Continuada ou Cursos de Qualificação .
  2. Informe a Modalidade Educação à Distância (EAD) ou Curso Presencial.
  3. Informe a Escolaridade ( Ensino Médio Completo, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Médio Incompleto).
  4. Informe Unidade de Ensino e Curso que deseja fazer.
  5. Clique em Pesquisar e o sistema fará uma busca pelo curso que melhor se encaixa no seu perfil de acordo com as informações.
  6. Pronto! Clique sobre o curso que deseja fazer e prossiga com o cadastramento ou atualize seus dados no Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Leave a Reply