PRONATEC EAD – Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

Com o surgimento das novas tecnologia da era digital os ambientes de formação a distância crescem em todo o país, através do incentivo de diferentes instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que mantém e incentiva desde o ano 2000 (dois) a Plataforma de Cursos Online de Educação a Distância.

pronatec ead

Inicialmente os Cursos Onlines do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foram desenvolvidos através da criação de conteúdos interdisciplinares, hoje o Portal de Cursos Online já possui Cursos Técnicos, Cursos de Formação Inicial Continuada e Cursos de Pós- Graduação na Modalidade Educação a Distância (EAD).

Assim como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) outras instituições investem na modalidade, o Site Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudos para alunos que desejam ingressar em instituições particulares, após um ano do lançamento do site foi criado também a Universidade Educa Mais Brasil 100% EAD, permite que os alunos façam consultas em polos localizados em diferentes regiões do país, oferecendo Cursos de Formação Técnica e Superior.

Modalidade Educação a Distância

A Modalidade de Educação a Distância (EAD) foi criada nos Estados Unidos da América por volta da década de quarenta, com o objetivo de oferecer possibilidade de ensino e aprendizagem para as pessoas que trabalham, no ano de 1970 (mil novecentos e setenta) Malcom Knoles criou a Teoria da Andragogia para explicar a relação do adulto com a aprendizagem.

Até a década de 1970 (mil novecentos e setenta) acreditava-se que apenas a criança aprendia, e que para que o aluno desenvolvesse aprendizagem era necessário técnica especial, para a Teoria da Andragogia o saber é construção da mente humana que se transforma e modifica, todos tem necessidade de saber crianças e adultos o saber é próprio do ser humano, a principal definição da Andragogia é a oposição a pedagogia.

Na atualidade as Plataformas de Educação a Distância se utilizam de diferentes propostas pedagógicas e ambientes de aprendizagem que podem ser Blackboard, Páginas na Internet, AVA ou Moodle, quanto as propostas pedagógicas os Cursos de Capacitação Técnica na maioria tem uma proposta pedagógica voltada para Teoria da Andragogia.

Sobre aspecto de necessidade de Novas Tecnologias surge também a necessidade de implementação de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula, sobre este aspecto são criadas as Salas de Aula Invertida, por isso não é incomum ver dentro da proposta de Ensino e Aprendizagem das Plataformas de Educação a Distância conteúdos de Slides e filmes que fazem parte da Proposta Pedagógica das Salas de Aula Invertida.

Repositórios de Objetos de Aprendizagem 

Com o objetivo de Desenvolvimento da Tecnologia no país surgem os Repositórios de Aprendizagem, um exemplo é o OPEN-DOAR criado e desenvolvido com ajuda de recursos da UNESCO tem o objetivo de armazenar objetos de aprendizagem como filmes, slides e outros para utilização de diferentes instituições de ensino em ambientes de aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos digitais.

A SIELO também desenvolveu um repositório criado a partir de diferentes estudos de Centros Técnicos de Aprendizagem como a Fundação Getúlio Vargas que desde a década de noventa busca implementar a Educação a Distância (EAD) e criar uma biblioteca de conteúdos por meio dos trabalhos de seus pesquisadores.

O Sistema SENAI de Ensino e Aprendizagem tem organizado plataformas criadas a partir de conteúdos desenvolvidos para Educação a Distância utilizando diferentes ferramentas tecnológicas. Os recursos tecnológicos utilizado para criação dos Cursos de Educação a Distância barateiam o custo com material e de pessoal, por isso tornam mais acessível o acesso a aprendizagem de cursos tecnológica, superior e do nível básico.

Inscrições Cursos de Educação a Distância PRONATEC

Além do SENAI outras instituições particulares oferecem Bolsas de Cursos Técnicos Profissionalizantes, por meio do PRONATEC, calcula-se que a oferta de Cursos na Modalidade Educação a Distância (EAD) seja maior do que a oferta para Cursos Presenciais.

Os Cursos da Modalidade Educação a Distância (EAD) contam sempre com um tutor capaz de sanar dúvidas pedagógicas e uma secretaria digital onde o aluno pode conferir aprovação e notas do curso, algumas plataformas também possuem boletim que é publicado dentro de página específica do ambiente de aprendizagem.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferece cursos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), que podem ser subsequenciais, livres ou de formação inicial continuada, o Certificado de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) , bem como histórico de conclusão das matérias são documentos comprobatórios da conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.Veja, como fazer inscrição nos cursos de Educação a Distância PRONATEC:

  1. Digite no seu navegador o endereço do Sistema de Seleção Unificado (SISTEC) ou faça uma busca no Google pela página do MEC: www.sistec.gov.br/meu-cadastro.
  2. Escolha a Sua Formação, de acordo com a formação escolhida o sistema direciona o candidato para um curso Subsequencial ou de Formação Inicial Continuada (FIC).
  3. Escolha a Modalidade Educação a Distância (EAD).
  4. Agora informe a sua Escolaridade.
  5. Pronto. Clique no botão pesquisar para saber qual o curso disponível de acordo com o seu perfil, clique sobre o curso faça sua inscrição ou acesso ao SISTEC. Boa Sorte!

Leave a Reply