Faculdade de Letras a Distância Gratuito

A partir do dia 21 de janeiro do ano de 2020 serão abertas as inscrições para os candidatos que fizeram o Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio, poderão concorrer a Bolsas de Estudos em instituições públicas e particulares todos os candidatos que obtiveram nota diferente de zero no exame.

Além das vagas oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos da Modalidade Educação a Distância o presidente Jair Bolsonaro pretende incentivar a Educação a Distância no país, criando instituições e promovendo a modalidade desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Uma das principais reclamações dos alunos que fazem inscrição no sistema SISU é a falta de bolsas para as carreiras de Magistério e Licenciatura, uma das mais procuradas pelos brasileiros é a Licenciatura em Letras, por outro lado os cursos de Licenciatura e Magistério oferecem possibilidades em diversas modalidades de Educação à Distância, Segunda Licenciatura e outros.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Faculdade de Letras a Distância Gratuito

Cursos de Licenciaturas e Magistério no Brasil

Com a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituída no ano de 1990  no Brasil tornou-se obrigatório a conclusão do ensino superior para exercício do magistério, o país teve mais ou menos 15 anos para se adaptar, desta maneira apenas no ano de 2005 não foram mais contratados professores sem a formação superior.

A nova legislação proporcionou a criação de cursos voltados para a realidade do professor que trabalha em horário integral, além disso o desenvolvimento das novas tecnologia proporcionaram a criação de cursos na Modalidade de Educação a Distância (EAD) por instituições particulares de excelente qualidade para o país, os estudos e pesquisas da área tem ocasionado maior oferta de cursos nesta modalidade que representa grande desenvolvimento para o país.

Apesar de oferecer número de bolsas considerável através do Sistema SISU, muitas pessoas ainda sente receio em ingressar na Modalidade de Educação a Distância (EAD) a principal preocupação é com a aprovação do curso pelo Ministério da Educação, sobre esta questão a melhor maneira de não errar na escolha é fazer um curso em instituição conhecida que tenha propaganda nas principais emissora de TV, dificilmente uma instituição sem recursos investirá em propagandas caras.

Curso de Letras Português e Inglês ou Espanhol

Até o ano passado os cursos de Letras além da habilitação em Língua Portuguesa também ofereciam uma segunda língua que era o Inglês ou Espanhol, este ano algumas das principais universidades brasileiras vão oferecer Cursos de Letras com apenas uma habilitação, se já estava difícil escolher agora ficou ainda mais difícil.

Não é sabido ainda se serão oferecidas vagas no PRONATEC, mas já estão sendo anunciados cursos de universidades populares com apenas a habilitação em Língua Portuguesa, uma das universidades que já tinha na grade a habilitação em Língua Portuguesa, apenas,é a Faculdade Sumaré, o curso tem duração de três anos e dará maior enfoque para conteúdos da literatura de uma das línguas escolhida seja Letras com habilitação em Língua Portuguesa ou Letras habilitação em Inglês.

No Curso de Letras com habilitação de Língua Portuguesa o aluno aprenderá disciplinas relacionadas ao romantismo e modernismo brasileiro com autores como José de Alencar e Clarice Lispector, o conteúdo de Letras Inglês também é bastante aguardado com maior enfoque para a cultura americana ou inglesa, e abordagem de literatura de Shakespeare e principais acontecimentos históricos nos Estados Unidos e Inglaterra, o objetivo é oferecer maior abrangência relacionada a cultura dos países que falam inglês.

Cursos de Letras em outros aspectos

Antes de escolher a universidade através do SISU dê uma olhada no currículo e quais são as matérias que fazem parte da grade, isso é muito importante para que o aluno não se decepcione e desista do curso, cada vez mais os cursos de Letras são diferentes em sua composição além da opção de licenciatura que em alguns cursos podem ser escolhidas no último ano, alguns outros cursos tem conteúdos voltados a literatura e outros a gramática da língua.

Apesar do curso ser o mesmo os alunos que buscam o curso de letras também tem diferentes expectativas relacionadas a realização da graduação ou licenciatura, o curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul não se restringe apenas ao magistério abordando aspectos da linguagem em um contexto atual de utilização da internet e formação de profissionais para elaboração de roteiros e briefing em agências de propaganda.

A Licenciatura em Letras seja ela de Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol habilita o profissional a trabalhar como professor no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o curso de Letras oferece muitas perspectivas para o profissional que pode trabalhar como redator escrevendo artigos para internet, editor corrigindo artigos, editor de livros, editorial de revistas e outros.

Inscrições Sistema de Seleção Unificado

As inscrições para o SISU tem início no dia 21 de janeiro até lá é bom dar uma olhada nas instituições de ensino que deseja ingressar, ver as matérias do currículo e se o curso realmente atende suas expectativas, para saber sobre o currículo do curso é só entrar no site da universidade ou faculdade clique no menu Cursos de Graduação e escolha Letras.

Na hora de fazer a inscrição pro SISU o aluno poderá optar por 3 cursos diferentes ou o mesmo curso em três instituições e modalidade diferentes que pode ser de Educação Presencial ou Ensino à Distância. Veja, como fazer a inscrição e não perca o prazo do dia 21 ao dia 24 de janeiro:

  1. Para fazer a inscrição do SISU digite no navegador do seu computador o endereço do site do SISU: www.sisu.mec.gov.br.
  2. O acesso do sistema SISU deverá ser o mesmo utilizado na Página do ENEM, caso não lembre a senha clique em Esqueci a Senha para obter uma nova senha.
  3. As informações da página do ENEM serão automaticamente preenchidas no cadastro do SISU, será necessário a confirmação do número de inscrição do ENEM, atualize as informações, número de telefone e e-mail, todas as informações são importantes para a matrícula e também comunicação com o candidato.
  4. Compareça na data certa para matrícula no curso escolhido, as Bolsas de Estudos que não efetuarem matrícula no prazo determinado serão remanejadas para a segunda chamada do Programa Universidade Para Todos.
  5. Pronto, agora é só aguardar o início do ano letivo de 2020. Boa Sorte!

Leave a Reply