Curso de Informática Básica Windows CETAM AM

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas oferece cursos de Qualificação Profissional Presencial e na Modalidade de Educação a Distância ao todo são mais de trinta cursos que buscam qualifica profissionais para o mercado de trabalho.

No ano de 2015 o CETAM teve excelente desempenho na Avaliação do Ensino Médio, sendo a única instituição da região norte do país a superar as expectativas do Ministério da Educação, oferecendo cursos profissionalizantes de qualidade o CETAM Amazônia integra a estrutura do Poder Executivo Estadual responsável pela oferta de educação profissional pública no estado do Amazônia.

São oferecidos cursos de informática destinados a população com diversos níveis de escolaridade , cursos de formação profissionalizante de nível médio e qualificação profissional, para profissionais desempregados ou que precisam realizar um curso profissionalizante, na modalidade de formação profissional técnico profissionalizante os cursos podem ser realizados por alunos que estejam cursando o Ensino Médio 2° ou 3° ano.

Capacitação de Profissionais Centro de Educação Tecnológica Amazônia

Além dos cursos profissionalizantes o Centro de Capacitação Profissional de Educação Tecnológica Amazônia (CETAM) também oferece capacitação para os instrutores e professores do curso, por meio de educação a distância e treinamento presencial no auditório da sede do Centro Tecnológico do Amazônia (CETAM).

Neste mês de janeiro do dia 13 (treze) ao dia 15 (quinze) os instrutores de informática dos Cursos de Capacitação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Amazônia estarão recebendo treinamento para ministrar aulas no ano de 2020.

O Curso de Capacitação e Treinamento de Professores de Informática formará cerca de 80 (oitenta) profissionais para ministração de aulas em todas as unidades do CETAM, além dos conteúdos relacionados ao curso os profissionais também assistirão palestras sobre Ética Profissional e Assédio Moral nas Instituições de Ensino.

Formação Técnica Profissionalizante Cursos de Informática 

No Brasil a Formação Técnica Profissionalizante surgiu na década de quarenta com aparecimento das primeiras instituições de ensino profissionalizante mantidas pela indústria com compromisso de formar profissionais capacitados para o mundo do trabalho.

Mais tarde com a globalização observou-se a necessidade de informatização e aprimoramento da educação profissionalizante, no estado de São Paulo foi criada a fundação Paula Souza com a principal meta de atender as expectativas da população em relação a globalização.

Atualmente existem quatro maneiras de ingressar na Educação Profissionalizante de Nível Técnico, a primeira e mais tradicional é a formação integral onde o aluno realiza o Ensino Médio na mesma escola onde realiza um curso profissionalizante.

  1. Formação Integral ( Ensino Médio na Mesma Escola do Curso Profissionalizante);
  2. Formação Concomitante (Ensino Médio em Horário Alternado a Formação Profissionalizante);
  3. Formação Subsequente ( Ensino Médio Concluído);
  4. Formação Inicial Continuada ( Ensino Profissionalizante em concomitância a Educação de Jovens e Adultos EJA).

Cursos Profissionalizantes da Área de Informática e Formação Técnica CETAM

No Centro de Educação Tecnológica Amazonas (CETAM) são oferecidos Cursos Técnicos Profissionalizantes com 1.200 h.s. (mil e duzentas horas), que podem ser Subsequentes ou Concomitantes ao Ensino Médio.

As inscrições para Cursos Técnicos de Informática do Amazonas acontece no segundo semestre para formação de turmas, o curso tem duração de uma ano e meio ou dois anos, para ingressar nos Cursos Técnicos de Informática do CETAM é necessário estar matriculado no 2° ou 3° ano do Ensino Médio ou ter concluída a etapa de Educação Básica Ensino Médio. Veja, os cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazônia:

  • Técnico de Informática (1.200 horas);
  • Técnico de Informática Internet (1.200 horas).

Inclusão Digital Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Para ingressar nos Cursos de Inclusão Digital do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas  não é necessária a comprovação da formação de Nível Médio, os cursos possuem uma carga horária de 80 h.s. (oitenta horas), e são destinados a inclusão de jovens e adultos no universo digital de informática e globalização. Veja, os cursos oferecidos pelo CETAM:

  • ACCESS Avançado;
  • Corel Draw e Photoshop;
  • Geoprocessos;
  • Excel Avançado Intensivo;
  • Gimp e Inkscape;
  • Informática Básica- Windows;
  • Informática Básica- Linux;
  • Informática Básica de Idosos;
  • Lógica de Programação ACCESS Básico;
  • Manutenção de Computadores;
  • Power Point Avançado;
  • Photoshop;
  • Web Design I;
  • Web Design II;
  • Write e Calc;
  • Word e Excel Avançados.

Leave a Reply