Como Conseguir Bolsa de Estudo do ProUni

Para entrar na universidade os jovens brasileiros precisam escolher um método de ingresso que seja oferecido pela instituição ou pelo governo federal brasileiro. As instituições privadas de ensino superior oferecem suas vagas através do vestibular tradicional e também pelo ProUni, um programa desenvolvido pelo governo.

O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes por ano e a primeira edição de 2021 está prestes a acontecer. A seguir, veja como conseguir bolsa de estudo do ProUni.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como Conseguir Bolsa de Estudo do ProUni

O que é a Bolsa de Estudo do ProUni?

O ProUni é o Programa Universidade para Todos e consiste em oferecer bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que cumpram com todos os requisitos, incluindo ter participado do Enem. As bolsas são para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Quem consegue a bolsa, não precisa pagar o curso ou paga somente metade do valor da mensalidade. Como não é um financiamento e sim uma bolsa de estudos, não é preciso pagar o curso nem mesmo depois de termina-lo.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como Conseguir Bolsa de Estudo do ProUni

Quem pode participar da Bolsa ProUni?

Para participar do ProUni é necessário atender alguns requisitos muito importantes. Há requisitos de acordo com o tipo de bolsa que você quer obter. Em todos os casos, para concorrer a uma bolsa de estudos, é fundamental ter participado do ENEM e obtido uma nota mínima a partir de 450 pontos em todas as provas, além de não ter zerado a redação.

Esse é o requisito principal. Depois, vem o requisito de renda. Para obter a bolsa integral, a sua renda mensal familiar deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para a bolsa parcial, a sua renda mensal familiar deve ser de até três salários mínimos.

Ainda é necessário ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou em escolas da rede privada com bolsa integral.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como Conseguir Bolsa de Estudo do ProUni

Como fazer inscrição Bolsa de Estudo ProUni

Para fazer a inscrição no ProUni, você deve ter participado da última edição do Enem. As inscrições para o ProUni acontecem no início de cada semestre e a segunda edição de 2021 geralmente acontece nos meses de junho e julho. Para fazer sua inscrição no ProUni acesse o site oficial prouniportal.mec.gov.br

A inscrição é online e o candidato deve informar o seu número de inscrição e a senha do Enem. Logo em seguida, deve escolher o curso desejado e a opção de bolsa que se enquadra. Ao longo dos dias é possível acompanhar o andamento da seleção, mas o resultado mesmo é divulgado alguns dias após o término das inscrições.

Os selecionados podem ir até a instituição com todos os seus documentos pessoais para fazer a matrícula. Aqueles que não conseguirem a vaga, podem se inscrever na lista de espera e também aguardar a próxima edição no próximo semestre. Em poucos dias as inscrições para o ProUni 2021 devem ser abertas, por isso fique de olho no site para garantir a sua vaga o quanto antes.

Com o ProUni você pode ingressar na universidade privada sem pagar quase nada, garantindo um futuro melhor para a sua carreira.

Leave a Reply